top of page

KTF Sports em Londrina para mais um desafio com Erik Mayrink e Guilherme Salas

Atualizado: 11 de ago. de 2019

Depois de passar pelo Rio Grande do Sul, interior de São Paulo e Goiás o circo da Stock Car desembarca nesse fim de semana no interior do Paraná. Entre os dias 7 e 9 de junho o Autódromo Ayrton Senna, em Londrina, será o centro das atenções do automobilismo brasileiro com as corridas válidas pela quarta etapa da Stock e terceira etapa, da Stock Light.


Em seu ano de estreia na principal categoria do Brasil a equipe KTF Sports (Americanet | Cifarma | Harald | PGG) chegou na manhã desta quinta-feira à pista quando então foi dado início à montagem da grande infra-estrutura para atender aos quatro carros do time no evento.


O tradicional Autódromo Ayrton Senna foi inaugurado em 1992 e faz parte de um complexo que conta também com um estádio de futebol e um kartódromo. Sua pista, com 3.055 metros de extensão, tem características muito particulares. Olhando o desenho do traçado nota-se duas grandes retas permeadas por curvas bastante técnicas. Com um elevado desnível entre a parte mais alta e a mais baixa do circuito os pilotos se preocupam bastante também com o asfalto, bastante abrasivo. Em uma volta completa os pilotos trocam 14 vezes de marcha e passam 60% do tempo com aceleração plena. O trecho mais veloz da pista é ao final da reta oposta, em descida, onde os carros da Stock atingem os 236 km/h.


Campeão Mundial de Kart na década de 1990 o ex-piloto Ruben Carrapatoso é engenheiro de performance da KTF Sports. “A maior preocupação da equipe e dos pilotos aqui em Londrina, sem dúvida, está relacionada ao desgaste dos pneus. O asfalto bastante abrasivo faz com que os compostos se deteriorem muito rapidamente. Assim, o piloto que conseguir administrar melhor este item, certamente, levará grande vantagem. Outro ponto muito particular da pista são os poucos pontos de ultrapassagem. Acertar os carros para estarem perfeitos na tomada de tempos é um dos grandes segredos daqui. Mesmo com o push-to-pass as ultrapassagens são muito complicadas e, com isso, a tendência é de que os pilotos terminem as provas em posições muito próximas às que eles largaram”, concluiu Carrapatoso.


Na Light, única classe de acesso à Stock, a KTF está mostrando todo o potencial que desenvolveu em 2018 quando chegou ao título dentre os estreantes e o vice-campeonato, na pontuação geral. Após as duas primeiras rodadas Guilherme Salas é o líder isolado do Campeonato com três das quatro vitórias possíveis. O piloto de Jundiaí já soma 102 pontos contra 70 do segundo colocado. Erik Mayrink, por sua vez, é o líder do campeonato Rookie com 80 pontos, contra 67 do segundo colocado. Entre as equipes a dupla também está no topo da tabela com 140 pontos contra apenas 88 do time que vem em segundo.


Confira a classificação dos cinco primeiros do Campeonato Rookie:

1. Erik Mayrink, 80

2. André Moraes Jr., 67

3. Felipe Papazissis, 54

4. Diego Ramos, 53

5. Gabriel Lusquiños, 50


Confira a classificação dos cinco primeiros do Campeonato de Equipes:

1. KTF Sports, 140

3. W2 Shell V-Power, 88

5. MRF Motorsports, 83

2. RKL Motorsports, 76

4. Motortech Competições, 69

bottom of page